Política de privacidade

Política de privacidade

Com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Sudoeste de Goiás (SESCON SUDOESTE/GO) elaborou a presente Política de Privacidade de acordo com as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) – Lei n° 13.709/2018.
O usuário que optar por fornecer seus dados pessoais declara sua expressa ciência e aceite dos termos estabelecidos por esta Política.

PRIVACIDADE

As informações prestadas pelos usuários restringem-se somente às necessárias para o desenvolvimento das relações entre este e o SESCON SUDOESTE/GO e são utilizadas apenas para a finalidade explícita no ato de sua coleta. Tais informações podem ficar armazenadas em nossa base de dados, em ambiente seguro, caso seja necessário.
Os colaboradores do SESCON SUDOESTE/GO que porventura possam ser envolvidos nos processos que acessem às informações coletadas junto ao site têm ciência desta política.
Apenas os colaboradores devidamente autorizados possuem permissão para acessar os dados pessoais coletados e são passíveis de sofrer sanções disciplinares quando houver violação das diretrizes previstas por esta política.
O SESCON SUDOESTE/GO compromete-se a usar as informações de seus usuários somente para as finalidades para as quais as informações foram coletadas, reservando-se o direito de excluí-las após sua utilização. É exigido de todo e qualquer prestador de serviço ou parceiro de negócio o cumprimento das diretrizes estabelecidas por esta política, visando à garantia da privacidade e proteção das informações de seus usuários quando houver a necessidade de compartilhamento das informações com terceiros.
O usuário é responsável pela guarda da sua credencial de acesso (Login e Senha), devendo evitar o uso de senhas óbvias, como data de nascimento ou sequenciais.
O usuário deve, em caso de suspeita de descoberta de sua senha, solicitar a alteração imediata.

VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES

Toda e qualquer informação prestada pelo usuário ao SESCON SUDOESTE/GO, principalmente seus dados pessoais, deverão ser verídicos e não podem violar a legislação brasileira, principalmente a LGPD. Caso o SESCON SUDOESTE/GO verifique que as informações fornecidas sejam inverídicas, esta poderá excluir os dados pessoais.

CONCEITOS BÁSICOS

Para facilitar sua leitura, apresentamos alguns conceitos importantes previstos na própria Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a “LGPD”:

  • dado pessoal: informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável;

  • dado pessoal sensível: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;

  • dado anonimizado: dado relativo a titular que não possa ser identificado, considerando a utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis na ocasião de seu tratamento;

  • titular: pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento;

  • controlador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais;

  • operador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador;

  • Oficial Encarregado de encarregado: pessoa indicada pelo controlador e operador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD);

  • agentes de tratamento: o controlador e o operador;

  • tratamento: toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração;

  • anonimização: utilização de meios técnicos razoáveis e disponíveis no momento do tratamento, por meio dos quais um dado perde a possibilidade de associação, direta ou indireta, a um indivíduo;

  • consentimento: manifestação livre, informada e inequívoca pela qual o titular concorda com o tratamento de seus dados pessoais para uma finalidade determinada;

  • transferência internacional de dados: transferência de dados pessoais para país estrangeiro ou organismo internacional do qual o país seja membro; e

  • uso compartilhado de dados: comunicação, difusão, transferência internacional, interconexão de dados pessoais ou tratamento compartilhado de bancos de dados pessoais por órgãos e entidades públicos no cumprimento de suas competências legais, ou entre esses e entes privados, reciprocamente, com autorização específica, para uma ou mais modalidades de tratamento permitidas por esses entes públicos, ou entre entes privados.

 

O QUE SÃO DADOS PESSOAIS E DADOS SENSÍVEIS?

Em primeiro lugar, é importante saber que os “DADOS PESSOAIS” são informações que podem ser usadas para identificar uma pessoa natural (física), sendo assim, dados de empresas (pessoas jurídicas) como razão social e CNPJ não são abarcados por esta política.
Os “DADOS PESSOAIS SENSÍVEIS”, de acordo com a LGPD, consistem em informações sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou organização de caráter religioso, filosófico ou político, ou até mesmo dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, e também são abarcados nesta política.

QUAIS TIPOS DE DADOS PESSOAIS SÃO COLETADOS PELO SESCON SUDOESTE/GO?

Para que possamos realizar as nossas atividades e desenvolver os nossos negócios, operamos com empresas parceiras e com alguns fornecedores. Às vezes o compartilhamento de seus dados pessoais é necessário para que um tipo de serviço seja feito. Sempre que possível, compartilhamos seus dados de maneira anonimizada. Aqui descrevemos situações que vamos compartilhar os seus dados:

Transferimos seus dados para outros países?

Sim. Embora nossa sede fique localizada no Brasil e os nossos negócios sejam destinados às pessoas localizadas no Brasil, aplicando-se, portanto, as leis brasileiras relacionadas à proteção de dados pessoais, seus dados pessoais podem ser transferidos, para atender as finalidades previstas nesta Política, pois alguns dos nossos fornecedores e parceiros podem estar localizados fora do Brasil.

Essas transferências envolvem apenas empresas que demonstrem estar em conformidade com as leis aplicáveis, e mantenham um nível de compliance semelhante ou até mesmo mais rigoroso do que o previsto na legislação brasileira aplicável.

Quais são os direitos do Titular de dados pessoais?

O SESCON SUDOESTE/GO coleta informações disponibilizadas pelos próprios usuários, como nome, telefone, email e qual tipo de serviço deseja.
Essa coleta poderá ser feita através do whatsapp e formulários preenchidos diretamente no site, ficando assim subentendido que o fornecimento desses dados demonstra a concordância pública com nossa política de privacidade.
Tais dados são coletados com a finalidade de identificar qual o contexto do usuário em relação ao SESCON SUDOESTE/GO, de forma que nos permita oferecer serviços específicos às diferentes necessidades dos usuários, otimizando sua experiência.

COMO O SESCON SUDOESTE/GO UTILIZA OS DADOS COLETADOS?

O SESCON SUDOESTE/GO utiliza as informações e os dados que o usuário forneceu para entrar em contato com o mesmo e exclarecer dúvidas sobre o serviço solicitado.

O SESCON SUDOESTE/GO UTILIZA COOKIES?

O SESCON SUDOESTE/GO coleta dados que identifiquem sua visita ao site para lhe oferecer uma experiência melhor e personalizada, além de algumas informações, como tipo de navegador, resolução da tela e data de acesso, obtidos por meio de relatórios gerados via logs, rotinas javascript e cookies, este último também utilizado em relatórios estatísticos para aperfeiçoamento da navegação, dos serviços oferecidos e para contagem do número de visitantes e acessos, facilitando assim a definição do parque tecnológico instalado para o site.

Tipos de cookies que usamos

Necessário: Alguns cookies são essenciais para que você possa experimentar todas as funcionalidades do nosso site. Eles nos permitem manter as sessões do usuário e prevenir quaisquer ameaças à segurança. Eles não coletam ou armazenam nenhuma informação pessoal. Por exemplo, esses cookies permitem que você faça login em sua conta, adicione produtos à sua cesta e finalize a compra com segurança.

Analíticos: Esses cookies armazenam informações como o número de visitantes do site, o número de visitantes únicos, quais páginas do site foram visitadas, a origem da visita, etc. Esses dados nos ajudam a entender e analisar o desempenho do site e onde precisa de melhorias.

Propaganda: Nosso site exibe anúncios. Esses cookies são usados para personalizar os anúncios que mostramos a você para que sejam significativos para você. Esses cookies também nos ajudam a acompanhar a eficiência dessas campanhas publicitárias.

As informações armazenadas nesses cookies também podem ser usadas por provedores de anúncios de terceiros para exibir anúncios em outros sites no navegador também.

Funcional: Estes são os cookies que auxiliam certas funcionalidades não essenciais em nosso site. Essas funcionalidades incluem a incorporação de conteúdo como vídeos ou o compartilhamento de conteúdo do site em plataformas de mídia social.

Preferências: Esses cookies nos ajudam a armazenar suas configurações e preferências de navegação, como preferências de idioma, para que você tenha uma experiência melhor e eficiente em futuras visitas ao site.

A lista abaixo detalha os cookies usados em nosso site

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Cookie

Descrição

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SESCON SUDOESTE/GO COMPARTILHA OS DADOS COLETADOS COM TERCEIROS?

Observado o inciso V do Artigo 9º da LGPD, o SESCON SUDOESTE/GO informa que não compartilha, vende, aluga ou divulga qualquer informação de seus usuários.
Faz-se saber que o SESCON SUDOESTE/GO pode utiliza o Google Analytics, uma ferramenta de análise de dados da internet (web analytics), para acompanhar os dados de audiência do aplicativo e entender como os visitantes interagem e navegam por nossas páginas.
O Google Analytics coleta informações de forma anônima, ou seja, relata as tendências do site, como páginas visitadas, tempo de permanência no site, entre outras informações, sem identificar visitantes individuais. Portanto, os dados pessoais compartilhados pelo Google Analytics com o SESCON SUDOESTE/GO são anonimizados, nos termos do inciso III do Artigo 5º da LGPD. Neste sentido, não se aplica a LGPD, conforme previsto no seu Artigo 12. Vale ressaltar que nenhuma informação pessoal, como nome, e-mail ou telefone, é recolhida pelo Google Analytics.
Mais detalhes sobre a política de privacidade do Google Analytics podem ser encontrados aqui http://www.google.com/intl/en_uk/analytics/privacyoverview.html

DO DIREITO DO USUÁRIO COMO TITULAR DOS DADOS PESSOAIS

Conforme previsto no Artigo 18 da LGPD, é assegurado ao usuário, a qualquer momento, mediante requisição ao SESCON SUDOESTE/GO por meio do e-mail dpo@sesconsudoestego.org.br

Confirmação da existência de tratamento dos Dados Pessoais;

Acesso aos Dados Pessoais os quais o trata;

Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados;

Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD;

Portabilidade dos dados a outro fornecedor;

Eliminação do Dados Pessoais tratados com o consentimento do usuário, exceto nas hipóteses previstas no Artigo 16 da LGPD;

Informação das entidades públicas e privadas com as quais o SESCON SUDOESTE/GO realizou uso compartilhado de dados;

Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências negativa;

E, revogação do consentimento, quando aplicável.

Sempre que você exercer seus direitos, nós poderemos solicitar algumas informações complementares para fins de comprovação da sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a segurança e a privacidade de nossos clientes. Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas nos comprometemos a responder todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.

POR QUANTO TEMPO GUARDAMOS SEUS DADOS PESSOAIS?

Contamos com uma Política de Segurança da Informação com regras sobre a retenção e o descarte de dados pessoais, que define as diretrizes para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de dado pessoal coletado, considerando a sua natureza, necessidade de coleta e finalidade para a qual ele será tratado.

Dados pessoais são armazenados somente pelo tempo que for necessário para cumprir com as finalidades para as quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras, desde que fundamentadas com uma base legal. Claro, sempre há o seu direito de solicitar a exclusão dos dados, conforme o item “Quais são os seus direitos do Titular de dados pessoais?”.

QUAIS SÃO NOSSAS RESPONSABILIDADES?

Nossa responsabilidade é cuidar dos seus dados pessoais e utilizá-los somente para as finalidades descritas nesta Política. E para garantir a sua privacidade e a proteção dos seus dados pessoais, adotamos práticas de segurança e governança adequadas para nosso mercado, incluindo o uso de técnicas de criptografia e outros sistemas de segurança da informação. Temos um programa de governança e privacidade, regras de boas práticas e de governança, políticas e procedimentos internos que estabelecem as condições de organização, regime de funcionamento, ações educativas, mecanismos de supervisão e de mitigação de riscos e outros aspectos relacionados ao tratamento de dados pessoais.

Realizamos treinamento e ações educativas aos nossos colaboradores, bem como, buscamos avaliar cuidadosamente nossos fornecedores e parceiros e firmar com eles obrigações contratuais de segurança da informação e proteção de dados pessoais, com o objetivo de minimizar riscos para você, titular de dados.

Nós trabalhamos para proteger a sua privacidade e seus dados pessoais, mas infelizmente segurança total é algo que não depende apenas das nossas ações e processos.

Entrada ou uso não autorizado de terceiros em sua conta, falha de hardware ou software que não esteja sob o nosso controle e outros fatores podem comprometer a segurança dos seus dados pessoais. Por isso, sua atuação é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro para todos.

COLETA DE INFORMAÇÕES

O SESCON SUDOESTE/GO se reserva o direito de armazenar de forma automática em seus servidores as informações relativas ao perfil de navegação de seu site como por exemplo: endereço IP de origem, data e hora do acesso, login utilizado para o acesso etc.

COLETA DE INFORMAÇÕES DE MENORES

Todos os dados coletados nos serviços oferecidos e disponíveis para os clientes com idade inferior a dezoito anos pelo SESCON SUDOESTE/GO necessitam de consentimento expresso pelo responsável legal do menor.

PROTEÇÃO DA INFORMAÇÃO

O SESCON SUDOESTE/GO utilizará de todos os meios disponibilizados pela tecnologia de internet que dispuser para a proteção das informações de seus usuários.

O acesso às informações coletadas é restrito aos colaboradores e às pessoas autorizadas e envolvidas com o SESCON SUDOESTE/GO.

O usuário garante a veracidade e exatidão dos dados pessoais que fornece ao SESCON SUDOESTE/GO, assumindo a correspondente responsabilidade caso não sejam exatos. O SESCON SUDOESTE/GO não assume nenhuma responsabilidade em caso de inexatidão dos dados pessoais introduzidos pelos usuários em seu site.

COMUNICAÇÃO

Os comunicados e as mensagens publicitárias enviadas trarão obrigatoriamente opção de cancelamento do envio daquele tipo de mensagem por parte do SESCON SUDOESTE/GO. A solicitação será atendida no tempo mínimo necessário para a realização dessa execução.

O site poderá conter links para sites externos cujos conteúdos e políticas de privacidade não são de responsabilidade do SESCON SUDOESTE/GO e, desta forma, recomenda-se que, ao ser direcionado a qualquer site externo, o usuário consulte a política de privacidade antes de fornecer suas informações.

CONTATO DO OFICIAL ENCARREGADO DE DADOS

Esta Política de Privacidade aplica-se a todos os produtos, serviços, sites e aplicativos e redes sociais oferecidos pelo SESCON SUDOESTE/GO. Se você tiver alguma dúvida sobre esta “Política de Privacidade”, sinta-se à vontade para entrar em contato com o Oficial Encarregado de Dados Carlos Adriano Pereira de Moraes enviando um e-mail para: dpo@sesconsudoestego.org.br

ALTERAÇÕES NESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Na hipótese de ocorrer qualquer alteração em relação à finalidade específica do tratamento de Dados Pessoais e Dados Pessoais Sensíveis prevista, ou na forma e duração do referido tratamento, na identificação do SESCON SUDOESTE/GO como controladora dos dados ou nas informações compartilhadas pela empresa e sua finalidade, esta se compromete a informar aos Usuários, com destaque de forma específica do teor das alterações, conforme previsto no § 6º do Artigo 8º da LGPD.

Como estamos sempre buscando melhorias em nosso Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Sudoeste de Goiás (SESCON SUDOESTE/GO), esta Política de Privacidade pode passar por atualizações para refletir as melhorias realizadas. Desta forma, recomendamos a visita periódica desta página para que você tenha conhecimento sobre as modificações efetivadas.

Data deste Versão: 04/06/2025.